ENTRE A LETARGIA E O CAOS: UM RAIO-X DA SOCIEDADE BRASILEIRA



Essas mobilizações devem ser cuidadosamente analisadas, na esperança de que representem o primeiro passo rumo ao amadurecimento da consciência social e política da população. Quebra-se, assim, a figura dos "salvadores da pátria", a mistura danosa entre política e religião, e celebra-se o movimento de saída da letargia dessa nação tão sacaneada, usurpada, abandonada, vilipendiada.

No entanto, quando se ultrapassa a barreira da civilidade e se parte para a baderna e os saques, o movimento escancara as entranhas da sociedade. Esse é o nível de civilidade — e a clientela — com que professores, enfermeiros, médicos, policiais e outras profissões que lidam diretamente com o chamado "povão" precisam lidar. Trata-se de um público formado e engrossado por programas de distribuição de benefícios, no melhor estilo "quem quer dinheiro".

Esse vandalismo é comum nas salas de aula, nas alas dos hospitais e, principalmente, nas ruas. Falo com propriedade, pois essa é a minha realidade — cada vez mais perigosa. É o meu confronto diário. A sensação de impunidade em todas as instâncias, somada à extinção da educação doméstica, forma um caldo altamente tóxico e explosivo em um país que privilegia negociatas em detrimento do tripé saúde, educação e segurança.

Meu receio é que a escola seja identificada como válvula de escape ou bode expiatório dessa situação, e que se coloque em prática a pedagogia do presídio: a escola como depósito de adolescentes que não conseguem ser "domados" pela família. Os professores atuam como carcereiros, mantendo "as crianças" nas salas (celas) até o horário do intervalo (banho de sol). Depois, recolhemos os "anjinhos" às suas salas até o toque final (indulto casa).

Sinceramente, ainda não entendi o motivo do espanto. A mobilização é sadia e extremamente necessária. Mas, infelizmente, minha memória não é curta como a minha paciência. Essa mesma parcela da população foi às ruas — claro que não na mesma proporção — comemorar quando o país foi escolhido como sede de competições mundiais.

Equalize, sintonize, harmonize — mas sempre duvide. Às vezes, os piores ardis estão embutidos nas melhores intenções. A fidalguia, a boa aparência, a verborragia, o domínio da oralidade... tudo isso pode desmanchar os melhores sistemas de antivírus, se não estiverem sempre atualizados. Então, abrolhos.
                                                                                                                                         واو كارلوس

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Odômetro da Alma

NECROSE

Instruções para a Alma