AME-SE
(…) Essa pergunta é um choque para muitas pessoas que, acreditam ser importante para alguém ou pelo menos considera ter um valor para as pessoas que a circundam(…), as pessoas são predadoras, verdadeiros organismos parasitas.
Será que vale a pena se colocar em segundo plano? As pessoas são tão boas quando as suas vontades estão sendo atendidas. O amar ao próximo como a si mesmo precisa de uma premissa básica: uma dose de egoísmo. A primeira pessoa a ser amada precisa ser você mesmo. Entenda que o mundo não precisa de você para continuar girando, mas você precisa de você para continuar sendo feliz.
Não se trata de ser egoísta no sentido de não se importar com os outros, mas sim de reconhecer que você é fundamental para a sua própria felicidade e bem-estar. Quando você se ama e se cuida, você se torna uma pessoa mais plena e capaz de amar e ajudar os outros de forma mais genuína.
Então, não tenha medo de se priorizar. Coloque-se em primeiro lugar, não por egoísmo, mas por amor próprio. Afinal, você é a única pessoa que pode garantir a sua própria felicidade. É como dizem, "se você não se ama, quem vai amar?"
E o mais interessante é que, quando você se ama, você começa a ver o mundo de uma forma diferente. As coisas que antes pareciam importantes perdem a importância, e as coisas que realmente importam começam a brilhar. Você começa a se dar conta de que a vida é curta e que é preciso aproveitar cada momento.
Além disso, quando você se prioriza, você começa a estabelecer limites saudáveis com as pessoas ao seu redor. Você começa a dizer "não" quando é necessário e a dizer "sim" quando é o que você realmente quer. Você começa a se respeitar e a se valorizar, e isso é incrível.
Então, sim, vale a pena se colocar em primeiro plano. Vale a pena se amar e se cuidar. Porque, no final das contas, a única pessoa que vai estar com você em todos os momentos da sua vida é você mesmo.
Zé do Pinheiro de Baixo
Comentários
Postar um comentário